Videos Recentes
691
28-02-2023 19:02:13
AULA MAGNA GRATUITA SOBRE COMO MONTAR UMA CARTEIRA DE DIVIDENDOS: https://r.oprimorico.com.br/722e6ffcdd
URGENTE: VOCÊ NÃO VAI MAIS PRECISAR DECLARAR SUAS AÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA 2023?
Você acredita em milagres? Porque acabou de acontecer um no mercado financeiro brasileiro.
O que para diversos investidores parecia impossível, aconteceu:
- A Receita Federal anunciou as novas regras para a declaração do imposto de renda de 2023 e, pro espanto de todos, a principal mudança foi na obrigatoriedade na declaração na renda variável - mas calma que eu já vou explicar mais a fundo tudo isso.
Esse vídeo vai ser dividido em 4 partes:
1. COMO ERA A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA ANTES
2. COMO VAI SER A NOVA DECLARAÇÃO DO IR
3. POR QUE ISSO ACONTECEU?
4. E QUEM VAI SER OBRIGADO A DECLARAR
Então vamos entender como era "antigamente"...
COMO ERA ANTES
- Até a declaração do IR do ano passado, qualquer pessoa que aplicasse qualquer valor na bolsa era OBRIGADO a fazer a declaração no IR (inclusive se não vendesse nenhuma ação ou investisse 10 reais)
Por exemplo:
- Imagina um investidor chamado João
- João é estagiário na empresa que trabalha e recebe R$ 1.500 todos os meses
- Como quer criar uma renda passiva e um segundo salário, começou a investir na bolsa todos os meses em ações brasileiras, títulos públicos do Tesouro, fundos imobiliários e em ativos internacionais
- Só que tem um problema: como João não recebia muito, investia o pouco que sobrava depois de arcar com algumas despesas da casa (já que ajudava seus pais com o salário)
- Todo mês ele aplicava 100 reais na sua carteira da aposentadoria
- Após algum tempo, os pais de João receberam uma viagem de presente de seus avós e, por isso, João precisava fazer um passaporte pra poder viajar
- Ao chegar na Polícia Federal para tirar o passaporte, João recebeu uma péssima notícia: seu CPF estava suspenso!
- O motivo? João deixou de declarar seus ativos pra receita
- Por serem valores baixos, João achou que não teria problema com o Leão da Receita Federal e que não precisaria declarar seus informes pra receita
- Acontece que, até o ano passado, independentemente do valor que você investisse, mesmo que sejam 10 reais de uma cota de Itaúsa que você investiu, você era obrigado a declarar no IR!
Investiu 100 mil reais? Precisa declarar
Investiu 10 mil? Precisa declarar
Investiu mil? Precisa declarar
Investiu 1 real? Precisa declarar
- Só que isso tudo era no passado, a partir de agora a declaração do imposto de renda mudou um pouco e ficou mais simples (principalmente pro pequeno investidor)
Se você quer entender como vai funcionar a tributação de quem investe na renda variável, assiste o vídeo de hoje que a notícia de hoje é boa ;)
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
692
23-02-2023 19:02:31
AULA MAGNA GRATUITA SOBRE COMO MONTAR UMA CARTEIRA DE DIVIDENDOS: https://r.oprimorico.com.br/722e6ffcdd
COMO GANHAR 1 MILHÃO POR MÊS INVESTINDO 300 REAIS?
Outro dia eu tava pensando: "Se eu investisse todo mês R$ 300 reais e eu quisesse construir uma renda passiva de 1 MILHÃO DE REAIS por ano caindo na minha conta todos os anos em forma de dividendos, será que seria possível?"
Se você ainda não conhece os dividendos, deixe-me apresentá-lo: dividendos é a parte do lucro de uma empresa que é distribuída a seus acionistas.
Ou seja, é aquele dinheiro que entra na sua conta quando você faz seu dinheiro trabalhar por você.
E pra ilustrar o poder dos dividendos tivemos uma brilhante ideia: juntar milhares de moedas e mostrar NA PRÁTICA o investimento, reinvestimento, proventos e dividendos que uma pessoa pode conseguir ao investir pensando no longo prazo e o efeito que isso teria na "conta bancária" dela.
Se você quer ver a mágica dos juros compostos funcionando na prática e criando uma renda passiva, assiste esse vídeo especial que eu e meu time preparamos e que certamente irá adicionar valor à sua trajetória como investidor.
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
693
21-02-2023 18:02:13
AULA MAGNA GRATUITA SOBRE COMO MONTAR UMA CARTEIRA DE DIVIDENDOS: https://r.oprimorico.com.br/722e6ffcdd
Entre em contato com os especialistas da Grão para investir na previdência ARCA: https://r.oprimorico.com.br/0d889ba59b
COMO COMPRAR AÇÕES QUE PAGAM DIVIDENDOS COM DESCONTO (NA PRÁTICA)
00:00 COMO COMPRAR AÇÕES QUE PAGAM DIVIDENDOS COM DESCONTO (NA PRÁTICA)
01:14 POR QUE COMEÇAR A INVESTIR?
01:57 QUAL O MELHOR CAMINHO PARA INVESTIR?
02:18 O QUE SÃO DIVIDENDOS?
03:07 O QUE ACONTECE SE INVESTIR NO LONGO PRAZO?
03:57 COMO INVESTIR EM BOAS EMPRESAS PAGADORAS DE DIVDENDOS?
05:55 AÇÕES DE BANCO DO BRASIL (BBAS3)
07:24 AÇÕES DE ENERGIAS DO BRASIL (ENBR3)
08:46 AÇÕES DE ITAÚSA (ITSA4)
09:07 AÇÕES DE PETROBRAS (PETR4)
09:49 CUIDADOS AO INVESTIR EM AÇÕES DE DIVIDENDOS
10:49 COMO ANALISAR EMPRESAS PAGADORAS DE DIVIDENDOS?
14:20 COMO COMPRAR AÇÕES QUE PAGAM DIVIDENDOS COM DESCONTO (NA PRÁTICA)
Outro dia eu tava vendo um vídeo que falava que o Elon Musk estava insatisfeito com a educação que seus filhos estavam recebendo e criou a sua própria escola, a “Ad Astra” (em latim, "Para as estrelas").
A ideia dessa escola é focar na solução para resolver um determinado problema
Exemplo:
- Ao invés de aprender que uma chave de fenda serve para apertar/afrouxar parafusos, a criança aprende que existe um problema (parafusos soltos) e a solução pra o problema é a chave de fenda
Então eu fiquei pensando:
- QUAL SERIAM OS PROBLEMAS QUE INVESTIR RESOLVE?
Acabei refletindo um pouco e pensei nessas 3 coisas:
1. Manter o padrão de vida: Segundo o IBGE, apenas 1% dos aposentados conseguem manter seu padrão de vida com o que recebem da aposentadoria
2. Ter mais renda: O salário médio do brasileiro em 2022 ficou em R$ 2.787 (não é lá muita coisa)
3. Ter a OPÇÃO de parar de trabalhar: Saiu uma notícia falando que os idosos estão adiando cada vez mais saída do mercado de trabalho
Uma das formas de resolver esses problemas é investindo em empresas pagadoras de dividendos
Só que existe um problema nessa lógica:
- Você pode investir em boas empresas pagadoras de dividendos
- Você pode investir em péssimas empresas pagadoras de dividendos
Como saber a diferença entre elas?
Bom, existem diversas formas, mas teve um economista americano lá em 1956 chamado “Myron Gordon” que desenvolveu uma fórmula de calcular o valuation de uma empresa por meio dos dividendos dela.
Ele criou o que muitos chamam hoje de “Dividend discount model” ou, “modelo de gordon”
É uma forma de fazer o valuation de uma ação por meio do fluxo de dividendos
E essa é uma das formas de você calcular o valuation de uma empresa e descobrir se ela está cara ou barata com base nos dividendos dela.
Se você quer entender como ela funciona e como você pode fazer para melhorar a sua análise na hora de comprar boas empresas pagadoras de dividendos, assiste o vídeo de hoje que vai te ajudar - e muito - na construção de uma renda passiva no seu futuro.
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
694
16-02-2023 19:02:18
Construa o seu segundo salário com DIVIDENDOS: https://r.oprimorico.com.br/722e6ffcdd
Entre em contato com os especialistas da Grão para investir na previdência ARCA: https://r.oprimorico.com.br/0d889ba59b
00:00 CALOTE NOS CDBs! E AGORA? | COMO RECUPERAR O SEU DINHEIRO ATRAVÉS DO FGC?
02:15 O QUE ACONTECEU COM A BRK FINANCEIRA?
06:24 O QUE ACONTECEU COM A PORTOCRED?
06:55 O QUE VAI ACONTECER COM OS CDBS DA BRK FINANCEIRA?
07:45 CASO BANCO BVA: O QUE ACONTECEU COM O FGC?
09:37 COMO FUNCIONA O FGC?
11:26 HISTÓRICO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO (FGC)
12:38 COMO SOLICITAR O PAGAMENTO DO FGC?
14:08 CDB OU TESOURO DIRETO? QUAL VALE MAIS A PENA?
15:39 CRISE NO MERCADO DE CRÉDITO?
16:12 CALOTE NOS CDBs! E AGORA? | COMO RECUPERAR O SEU DINHEIRO ATRAVÉS DO FGC?
Recentemente tivémos várias notícias que mexeram com o mercado:
- Vimos problemas no mercado de ações com as Lojas Americanas (AMER3) pedindo recuperação judicial;
- Como consequência, vimos problemas no mercado de fundos imobiliários (vários fundos diretamente afetados pela americanas)
- Em seguida o mercado de debêntures sofreu com várias debêntures desvalorizando e afetando os credores
E, ao que tudo indica, chegou a hora dos CDBs sofrerem
Eu digo isso porque acabou de sair a notícia de que não só uma, mas duas financeiras que quebraram: a BRK Financeira e a Portocred.
Então vamos entender o que está acontecendo...
O Banco Central decretou nesta quarta-feira a liquidação extrajudicial da BRK Financeira (uma instituição financeira que foi fundada lá em 2010)
Segundo o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a decisão foi tomada por 3 motivos:
1. Comprometimento patrimonial da instituição
2. As graves violações às normas legais que regulamentam o funcionamento da instituição
3. O risco anormal a que estão sujeitos os credores quirografários
E quando nós estamos falando de bancos e instituições financeiras, existem 2 indicadores que medem justamente esses pontos:
1. Índice de Basileia
2. Índice de imobilização
- O índice de basileia determina a relação entre o capital próprio da BRK e o capital de terceiros (captações) que será exposto a risco por meio da carteira de crédito.
Exemplo: se um banco possui Índice de Basiléia de 20%, significa que, para cada R$ 100,00 emprestados, o banco possui patrimônio de R$ 20
O índice mínimo exigido pelo Banco Central do Brasil é 11 e, no caso da BRK, era 0,6% - sim, muito baixo.
- Já o índice de imobilização determina a agilidade que o banco para usar seu patrimônio a fim de honrar seus compromissos
Exemplo: se um banco possui Índice de Imobilização de 30%, significa que, a cada R$ 100,00 em seu patrimônio, R$ 30,00 estarão investidos em bens que não possuem uma liquidez imediata, ou seja: imóveis, veículos, materiais, etc
O índice máximo tolerado pelo Banco Central do Brasil é 50%. No caso da BRK financeira, é de 71,6% - incrívelmente alto.
Se você quer entender:
- Como esses indicadores te ajudariam na análise dessas empresas
- Como o seu bolso vai ser impcatado
- O que pode acontecer com quem investiu nos CDBs dessas financeiras
- Quais empresas já passaram por um processo semelhante
- E como você pode usar o Fundo garantidor de Crédito (FGC)
Conto tudo isso no vídeo de hoje primos!
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
695
14-02-2023 18:02:35
Construa o seu segundo salário com DIVIDENDOS: https://r.oprimorico.com.br/722e6ffcdd
Entre em contato com os especialistas da Grão para investir na previdência ARCA: https://r.oprimorico.com.br/0d889ba59b
BANCÕES CAINDO NA BOLSA? | HORA DE COMPRAR AÇÕES ANTES DOS OUTROS?
00:00 BANCÕES CAINDO NA BOLSA? | HORA DE COMPRAR AÇÕES ANTES DOS OUTROS? (BBAS3/ITUB4/SANB11/BBDC4)
02:09 EFEITO AMERICANAS NO BRADESCO (BBDC4)
03:45 EFEITO AMERICANAS (AMER3) NOS BANCÕES
04:11 COMO A CRISE DOS BANCOS IMPACTA O SEU BOLSO?
04:53 O QUE ACONTECEU COM AS AÇÕES DO BRADESCO? (BBDC4)
05:50 ÍNDICE DE BASILEIA DOS BANCOS
07:04 VALE A PENA INVESTIR EM AÇÕES DOS BANCÕES?
08:06 QUAL A MELHOR AÇÃO PARA INVESTIR? (ITUB4/BBAS3/SANB11/BBDC4)
10:52 BANCÕES CAINDO NA BOLSA? | HORA DE COMPRAR AÇÕES ANTES DOS OUTROS?
Um dos maiores bancos do Brasil soltou o resultado essa semana e chocou o mercado.
O Bradesco reportou uma queda no lucro líquido de 75,9% no 4T22 para R$ 1,59 bi - esse foi o menor ROE da história do banco (ROE de 4%, baixa de 13,6 p.p em 1 ano)
- Nos últimos 5 dias as ações de Bradesco caíram 7%
- Desde o começo do ano caíram 14%
- No último ano caíram 40%
- E desde as máximas, em julho de 2019, caíram mais de 60%
Todo investidor quando vê suas ações caindo fica um pouco apreensivo, por isso, no vídeo de hoje vamos tentar entender:
- O QUE TÁ ACONTECENDO COM AS AÇÕES DO BRADESCO E COMO A AMERICANAS IMPACTOU O RESULTADO DOS BANCÕES
- COMO TUDO ISSO IMPACTA NO SEU BOLSO
- O QUE OS CONTROLADORES ESTÃO FAZENDO COM AS AÇÕES
- SE VALE A PENA INVESTIR EM AÇÕES DOS BANCOS E O QUE FAZER COM SEU DINHEIRO
Bom... recentemente vimos um rombo de 47,9 bilhões nas Lojas Americanas (inclusive, fiz 3 vídeos explicando toda essa confusão)
Qual o grande problema aqui:
- Quando começou a sair notícias da Americanas, saiu a lista dos maiores credores da Americanas: e o 2º maior deles era o Bradesco
- Como resultado disso: O Bradesco provisionou R$ 4,9 bilhões para cobrir 100% de exposição à Americanas
- É como se o banco dissesse que emprestou dinheiro pra Americanas. A Americanas tem pouca chance de pagar essa grana, e assim o banco provisiona 100% desse dinheiro quase como se fosse uma “causa perdida”
- De certo ponto de vista, é uma decisão dura, mas que pode ser sábia. A partir do momento que você provisiona 100% desse dinheiro, o que recuperar depois vira lucro.
- Depois que saiu esse resultado abaixo do esperado, o CEO do Bradesco, Octavio Lazari, disse na teleconferência com os analistas que “devíamos ter restringido mais cedo nossa política de crédito”
- O Bradesco não foi o único banco que provisionou uma grana para cobrir 100% de exposição à Americanas. O Itaú também provisionou 1,3 bilhões pra cobrir esse rombo
- O Santander provisionou 30% de sua exposição em Americanas, de 1,1 bilhão
Ok, os bancos estão passando por problemas, mas como que tudo isso impacta o meu bolso? Bom, assiste o vídeo de hoje que com certeza vai te agregar de alguma forma na sua jornada como investidor ;)
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
696
08-02-2023 18:02:12
Entre na lista de espera da próxima mentoria: https://r.oprimorico.com.br/cef1adbb49
Baixe o app da Grão e invista comigo na previdência ARCA: https://link.grao.com.br/ETja
RECUPERAÇÃO JUDICIAL LIGHT (LIGT3)? | SEQUÊNCIA DAS LOJAS AMERICANAS?
00:00 RECUPERAÇÃO JUDICIAL LIGHT (LIGT3)? | SEQUÊNCIA DAS LOJAS AMERICANAS?
03:29 O QUE ACONTECEU COM A LIGHT (LIGT3)?
08:29 QUAL A RELAÇÃO COM O CASO LOJAS AMERICANAS (AMER3)?
09:50 O QUE VAI ACONTECER COM A LIGHT (LIGT3?)
10:27 O QUE ACONTECEU COM AS AÇÕES DA LIGHT (LIGT3)?
10:46 ANÁLISE LIGHT (LIGT3)
13:56 O QUE OS ACIONISTAS DE LIGT3 ESTÃO FAZENDO?
14:49 DIVIDENDOS LIGHT (LIGT3)
15:30 RECOMPRA DE AÇÕES LIGT3
15:54 LIGT3 EMPRESA COM MAIS RECLAMAÇÕES
16:47 COMO LIGT3 IMPACTA O SEU BOLSO?
Se você mora no Rio de Janeiro, muito provavelmente já ouviu falar na Light (uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil e a responsável pela distribuição da energia elétrica no Rio)
Acontece que tem alguns rumores no mercado dizendo que a empresa está passando por um grande problema financeiro por conta do endividamento da empresa e que tem uma grande chance da Light pedir recuperação judicial!
Mas CALMA! No vídeo de hoje vídeo vamos entender:
- A RELAÇÃO ENTRE ESSE CASO E O DA AMERICANAS
- SE A LIGHT REALMENTE VAI PASSAR POR UM PROBLEMA GRAVE
- COMO TUDO ISSO IMPACTA NO SEU BOLSO
- O QUE TÁ ACONTECENDO COM A LIGHT (LIGT3)?
Tudo começa com o vencimento das concessões da Light:
A principal distribuidora da empresa, a Light Serviços de Eletricidade S.A., é responsável por mais de 90% de toda receita liquida da Light. Acontece que ela vai ter seu contrato vencendo em junho de 2026.
Para renovar a concessão, a empresa precisa apresentar indicadores de qualidade e performance adequados aos limites estabelecidos pela Aneel.
Se olharmos os indicadores de perda de energia da Aneel, veremos que a Light teve uma perda total de 27% de energia, e o máximo exigido pela Aneel é 19%, ou seja, essa perda de energia acima do limite ela não pode repassar pro consumidor, e assim, ela precisa tirar do próprio bolso pra cobrir
Isso acontece porque ela atua em uma das áreas mais difíceis do país em termos operacionais, devido aos famosos “gatos” e furtos de energia que acontecem no Rio de Janeiro (sem falar na falta de fiscalização e no alto índice de criminalidade também)
O “problema” não para por aí. Cerca de 57% das dívidas da empresa vão vencer entre 2022 e 2025
Por conta disso, a empresa tem grande necessidade de gerar fluxos de caixa positivos para amortizar a sua dívida
Outra saída seria renegociar parte da dívida, mas dificilmente os credores vão aceitar sem que aconteça a renovação da concessão antes
Pra piorar, a Fitch, uma das maiores agências de risco do mundo, rebaixou a classificação da Light de “BB-” para “CCC+”, que já é um grau de especulação um pouco mais elevado.
A Fitch apontou 3 questões como motivo para a revisão:
1. Potencial reestruturação da dívida
2. Necessidades crescentes de financiamento
3. Alavancagem consolidada moderada
Sem falar que a Light contratou a Laplace Finanças, uma empresa de assessoria e consultora financeira, com o objetivo de receber assessoria na análise de estratégias financeiras
Detalhe... a Laplace foi quem mais recentemente assessorou a Oi durante sua recuperação judicial.
E segundo informações do jornalista Lauro Jardim, do O Globo, a Light, que tem na composição acionária Ronaldo Cezar Coelho (20%) e Beto Sicupira (10%), pode estar prestes a pedir recuperação judicial.
Acontece que o próprio Beto Sicupira também é um dos 3 grandes acionistas da Americanas (AMER3), junto com o Jorge Paulo Lemann e o Marcel Telles.
É claro que é impossível de prever o que exatamente vai acontecer, mas o mais provável são 2 cenários:
1. A Light conseguir renovar a concessão
- Se acontecer, ela pode fazer a “rolagem da dívida” - é basicamente adiar o pagamento.
2. Light não conseguir renovar a sua concessão
- Nesse caso, ela vai perder o direito de operar na atual área de operação dela.
Desde que o mercado abriu com essas notícias de uma possível recuperação judicial, as ações da LIGT3 já caíram mais de 10%
Se você quer entender como isso pode impactar o seu bolso e muito mais, assiste o vídeo de hoje que vai agregar - e muito - com o seu conhecimento ;)
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
697
07-02-2023 18:02:16
Assine o Kinvo com 30% de desconto: https://bit.ly/30off-primo-rico
Baixe o app da Grão e invista comigo na previdência ARCA: https://link.grao.com.br/ETja
Entre na lista de espera da próxima turma Do Mil ao Milhão: https://r.oprimorico.com.br/cef1adbb49
00:00 INVESTINDO R$ 92.454,61 NA PRÁTICA | Rumo ao Bilhão 46
00:42 IBOVESPA SUBINDO NO MÊS
00:50 S&P500 E NASDAQ SUBINDO NO MÊS
00:56 BITCOIN E ETHER SUBINDO NO MÊS
01:05 O QUE ACONTECEU COM AMERICANAS (AMER3)?
02:00 O QUE ACONTECEU COM A AMBEV (ABEV3)?
02:13 PIB DOS ESTADOS UNIDOS ACIMA DO ESPERADO
02:20 FED SOBE JUROS NOS ESTADOS UNIDOS
02:24 SELIC SE MANTÉM EM 13,75%
02:36 MICHAEL BURRY DIZ PARA VENDER AÇÕES
03:06 RODRIGO PACHECO É REELEITO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL
03:21 O QUE ACONTECEU COM A MINHA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?
03:53 QUANTO EU RECEBI DE DIVIDENDOS?
04:32 MGLU3, BITCOIN, ETHER, BBAS3, DISB34,NFLX34,HGLG11
05:42 NOVA POSIÇÃO NA CARTEIRA
08:54 P/L DA BOLSA
10:42 SCREENING AÇÕES
12:02 INVESTINDO EM BANCO DO BRASIL (BBAS3)
13:25 INVESTINDO NA ARCA GRÃO
15:16 INVESTINDO R$ 92.454,61 NA PRÁTICA | Rumo ao Bilhão 46
INVESTINDO R$ 92.454,61 NA PRÁTICA | Rumo ao Bilhão 46
Primos e primas, chegou o momento mais aguardado do mês!
Esse é o primeiro rumo ao bilhão do ano e tivemso um mês muito conturbado:
- IBOVESPA no mês: +3,37%
- S&P no mês: +6,2%
- NASDAQ no mês: +10,62%
- BITCOIN no mês: +34,40%
- ETHER no mês: +27,4%
CASO AMERICANAS: Se você vive numa bolha e não sabe o que está acontecendo, vou contar um breve resumo pra você:
- 11/jan: saiu o fato relevante com a notícia de 20 bi em dívida - CEO Sergio Rial renuncia o cargo.
- 13/jan: É atualizado o rombo para R$40 bi de dívidas
- 19/jan - 13h: Sobe dívida para R$43 bi
- 19/jan - 14h: Americanas pede recuperação judicial
CASO AMBEV: A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) acusou a Ambev de ter um rombo de 30 bilhões de reais nas suas contas por conta de manobras tributárias
PIB DO 4º TRIMESTRE DOS EUA VEIO ACIMA DO ESPERADO: O consenso era 2,6% e veio 2,9%
JUROS: FED subiu 0,25 pontos percentuais enquanto o COPOM manteve a Selic em 13,75%
MICHAEL BURRY (do filme “A grande aposta”) postou no Twitter simplesmente: SELL
RODRIGO PACHECO É REELEITO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL COM 49 VOTOS – me diz nos comentários o que você achou da eleição do Pacheco pra presidente do Senado.
Agora vamos pro que interessa....
Como está a minha carteira? Será que comprei alguma ação? Será que investi mais na ARCA? E quanto eu recebi de dividendos?
Bom... tudo isso mostro no vídeo de hoje!
#THIAGONIGRO #OPRIMORICO #PRIMORICO #RUMOAOBILHAO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
698
05-02-2023 10:02:51
Redes sociais do Bruno Perini:
Youtube: https://www.youtube.com/@brunoperini
Instagram: https://www.instagram.com/bruno_perini/
Entre na lista de espera da próxima turma Do Mil ao Milhão: https://r.oprimorico.com.br/cef1adbb49
Entre em contato com os especialistas da Grão para investir na previdência ARCA Grão: https://r.oprimorico.com.br/0d889ba59b
ELE INVESTE 50% FORA DO BRASIL (Bruno Perini) | Onde Ele Investe?
Primos e Primas, o vídeo de hoje é muito especial!
Depois de muitos anos, finalmente consegui trazer um dos nomes mais pedidos para o quadro "Onde ele investe?" - hoje teremos a figura ilustre do Bruno Perini, que além de grande amigo, também é professor da Finclass, criador do Viver de Renda, sócio do Grupo PRIMO e host do "Os Sócios", o 2º maior podcast de negócios do Brasil (depois do PrimoCast, claro).
Hoje, o Bruno vai mostrar pra gente não somente como ele cuida do próprio patrimônio, mas também em quais ações investe, quais setores não gosta de investir, como diversifica o seu patrimônio, se tem imóveis na carteira e como ele montou uma carteira de investimentos para o longo prazo.
Se você quer descobrir isso e muito mais, assiste o vídeo de hoje que tá animal!
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #BRUNOPERINI
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
699
02-02-2023 15:02:43
Entre na lista de espera da próxima turma Do Mil ao Milhão: https://r.oprimorico.com.br/cef1adbb49
Entre em contato com os especialistas da Grão para investir na previdência ARCA: https://r.oprimorico.com.br/0d889ba59b
ROMBO DE 30 BILHÕES NA AMBEV? | A NOVA AMERICANAS?
00:00 ROMBO DE 30 BILHÕES NA AMBEV? | A NOVA AMERICANAS?
03:17 ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE LOJAS AMERICANAS (AMER3)
04:24 O QUE ACONTECEU COM A AMBEV (ABEV3)?
09:41 QUAL A DIFERENÇA ENTRE AMBEV E AMERICANAS?
10:39 QUAL A SEMELHANÇA ENTRE AMBEV E AMERICANAS?
11:21 VALE A PENA INVESTIR EM AMBEV (ABEV3)?
12:13 PREÇO ABEV3
12:34 QUANTO EU TERIA SE INVESTISSE EM AMBEV (ABEV3)?
13:07 MARGEM EBIT ABEV3
13:54 DÍVIDA LÍQUIDA ABEV3
14:37 PREÇO/LUCRO ABEV3
15:27 VENDAS EXECUTIVOS ABEV3
16:52 MARCAS DA AMBEV
17:33 BRAÇO DIGITAL
17:59 ROMBO DE 30 BILHÕES NA AMBEV? | A NOVA AMERICANAS?
Levam-se anos para construir uma relação de confiança e apenas alguns segundos para destruí-la.
Essa frase se aplica a várias coisas:
- Pessoas
- Negócios
- E, as vezes, empresas.
Há algumas semanas que não se fala em outra coisa que não seja caso da possível fraude contábil da Americanas, mas agora, uma nova notícia tá correndo no mercado:
A Ambev, uma das principais empresas do Brasil, pode ter um rombo estimado em 30 bilhões de reais por conta de manobras tributária.
Nos últimos dias eu fiz 2 vídeos explicando:
- O QUE ACONTECEU COM AS LOJAS AMERICANAS
- O QUE OS CONTROLADORES DA EMPRESA FIZERAM COM AS AÇÕES
- O QUE PODERIA ACONTECER COM AS AÇÕES DE LOJAS AMERICANAS
- E COMO VOCÊ PODERIA PROTEGER O SEU PATRIMÔNIO
Desde que gravei aqueles vídeos, várias notícias saíram:
- A dívida das Lojas Americanas, que antes era de 20 bilhões, subiu para 43 bilhões (200 vezes maior que o mensalão e 3 vezes maior que o impacto do petrolão na Petrobras)
- Justiça mandou apreender e-mails dos últimos dez anos de diretores e conselheiros da Americanas
- Diversos fundos foram impactados
- O Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira disseram que não sabiam dessas "inconsistências” contábeis
- Americanas contratou o ex-advogado do Lula na Lava-Jato pra defender eles nos processos no STJ
- E a mais nova notícia é que surgiu um possível rombo de 30 bi nas contas da Ambev (uma das empresas do Jorge Paulo Lemann)
Isso não só pode impactar o mercado, mas o seu bolso também. Se você quer entender o que está acontecendo, se vale a pena investir em ABEV3 e como tudo isso pode fazer você ganhar (ou perder) dinheiro, fica no vídeo de hoje que tá animal!
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
700
31-01-2023 18:01:06
Entre na lista de espera da próxima turma Do Mil ao Milhão: https://r.oprimorico.com.br/cef1adbb49
Entre em contato com os especialistas da Grão para investir na previdência ARCA: https://r.oprimorico.com.br/0d889ba59b
OS BILIONÁRIOS ESTÃO FALINDO? | Eles perderam R$2.7 TRILHÕES em 1 ano
00:00 OS BILIONÁRIOS ESTÃO FALINDO? | Eles perderam R$2.7 TRILHÕES em 1 ano
01:37 POR QUE OS BILIONÁRIOS PERDERAM DINHEIRO?
04:08 COMO FUNCIONAM OS CICLOS DE MERCADO
05:20 O QUE ACONTECEU NAS ÚLTIMAS GRANDES QUEDAS NA BOLSA?
08:01 POR QUE AS AÇÕES SUBIRAM NA ÚLTIMA CRISE?
10:08 O QUE PODEMOS APRENDER COM AS CRISES?
O ano de 2022 entrou para a história como um dos piores anos da HISTÓRIA dos investimentos.
A gente viu um ano de 2022 com:
- S&P500 caindo 20%
- Nasdaq caindo 33%
- Bitcoin caindo 65%
E os 20 bilionários de tecnologia mais ricos do mundo perderam juntos + de 500 BILHÕES de dólares - são 2,7 trilhões de reais em valor de mercado perdidos!
Se a gente contar a perda em valor de mercado dos BONDS (títulos) + STOCKS foi de +35 trilhões de dólares, é dinheiro pra caramba!
Mas afinal, por que eles perderam dinheiro?
1. Mark Zuckerberg:
- Investiu no Metaverso (até agora não vingou)
- Mandou mais de 11 mil funcionários embora (maior demissão da história das Big Techs)
- O valor em bolsa da Meta em setembro de 2021 era de 990 bilhões USD. Hoje vale 335 bilhões USD (queda de 65%)
- Em 2022 Mark perdeu 80 bilhões USD
2. Elon Musk:
- Dono de 15% das ações da Tesla
- O maior mercado da Tesla fora dos Estados Unidos é a China: eles têm feito uma série de políticas de COVID zero quem tem prejudicado a receita da empresa
- Aumento dos juros afetam o valuation de empresas GROWTH
- Tesla valia em novembro de 2021 1,3 trilhões USD e vale hoje 357,22 bilhões USD (queda de 70%)
- Em 2022 Musk perdeu 132 bilhões USD
3. Jeff Bezos:
- Grande parte do patrimônio está em ações da Amazon (é dono de 10% das ações)
- O aumento do CPI (inflação americana) diminuiu a margem das varejistas que disputam por preços menores
- Amazon valia em novembro de 2021 1.8 trilhões USD e vale hoje 870,51 bi USD (queda de 53%)
- Bezos perdeu 84 bilhões USD
4. Bill Gates:
- Dono de 1,22% das ações da Microsoft
- Microsoft valia em novembro de 2021 2.5 trilhões USD e vale hoje 1.7 trilhões USD (queda de 33%)
- Dos grandes bilionários que perderam dinheiro em 2022, ele foi um dos que menos perdeu: uma bagatela de 28 bi USD
5. Sergey Brin e Larry Page:
- Google valia em novembro de 2021 1,9 trilhões USD e vale hoje 1,10 trilhões (queda de 40%)
- Perderam juntos 88 bilhões USD
6. Changpeng Zhao:
- CEO da Binance
- Segundo a Forbes, o “CZ” tinha em março de 2022 65 bi USD em patrimônio líquido e agora tem cerca de US$ 4,5 bilhões (70% da Binance)
- É estimado que ele perdeu em 2022 o total de 83 bilhões USD
Em resumo, o mercado é feito de ciclos. Em vários momentos nos últimos anos vimos o mercado em períodos de crise e, em seguida, se recuperando. Aliás, o próprio Howard Marks ja dizia que ser anticíclico é uma das maiores vantagens que um investidor pode ter!
Claro que não podemos usar dados passados para explicar o futuro, mas, se você quer entender o que está acontecendo com o mercado, como a perda dos bilionários impacta o seu bolso e como você pode ganhar dinheiro em períodos de turbulência, assiste o vídeo de hoje que vai agregar muito a sua vida como investidor!
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
701
27-01-2023 12:01:20
VOCÊ VAI PAGAR MAIS IMPOSTO ESSE ANO! (SAIBA PORQUE)
#OPRIMORICO #PRIMORICO #SHORTS
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
702
26-01-2023 18:01:18
Entre na lista de espera da próxima turma Do Mil ao Milhão: https://r.oprimorico.com.br/cef1adbb49
Conheça o fundo ARCA Grão e pague menos imposto: https://link.grao.com.br/ETja
QUEM GANHA 1,5 SALÁRIO MÍNIMO VAI PAGAR IMPOSTO DE RENDA! | Como impacta o seu bolso?
00:00 QUEM GANHA 1,5 SALÁRIO MÍNIMO VAI PAGAR IMPOSTO DE RENDA! | Como impacta o seu bolso?
02:13 QUAL O NOVO SALÁRIO MÍNIMO?
03:03 EVOLUÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO
03:54 QUAL A DEFASAGEM NA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA?
04:54 COMO ESTÁ HOJE A TABELA DO IMPOSTO DE RENDA?
05:35 COMO SERIA A TABELA DO IR ATUALIZADA
06:32 QUEM VAI PAGAR IMPOSTO DE RENDA NO SALÁRIO MÍNIMO?
08:20 LULA E BOLSONARO PROMETEM ISENÇÃO DO IR
09:44 IMPACTOS DA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NO SALÁRIO MÍNIMO
10:23 QUANTO O GOVERNO ARRECADOU EM IMPOSTOS?
11:38 COMO PAGAR MENOS IMPOSTO?
Você gosta de pagar imposto? Eu aposto que a maioria das pessoas não gosta.
Mas sabe quem gosta de ver você pagando imposto? O governo – e parece que existe uma chance de você, que recebe 1,5X salário-mínimo (R$ 1.953,00), começar a pagar IR nesse ano.
Se você recebe salário mínimo ou conhece alguém que recebe um salário mínimo, assiste o vídeo de hoje que nós vamos entender:
1. O QUE TÁ ACONTECENDO COM O SALÁRIO MÍNIMO
2. SE EXISTE ALGUMA CHANCE DE VOCÊ PAGAR MAIS IMPOSTO ESSE ANO
3. OS IMPACTOS SE O IR PRA QUEM RECEBE 1,5 SALÁRIO MÍNIMO FOR APROVADO
4. E COMO VOCÊ PODE FAZER PRA PAGAR MENOS IMPOSTO
O QUE TÁ ACONTECENDO
No final do governo Bolsonaro o salário-mínimo era de R$ 1.212.
O novo salário-mínimo aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro é de R$ 1.302 (+8%)
O ponto é: os anos passam, os salários-mínimos são corrigidos pela inflação, mas a tabela do IR não. Isso acontece porque a tabela do IR não sobe na mesma velocidade que a inflação e o salário-mínimo.
É assim que funciona a tabela do IR atual:
- De R$ 1.903,98 até R$ 2.826,65: alíquota de 7,5%;
- De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05: alíquota de 15%
- De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68: alíquota de 22,50%
- Acima de R$ 4.664,68: alíquota de 27,5%
Porém, quem recebia até R$ 561,80 em 1994 era completamente isento de imposto de renda. Se corrigirmos esse valor pelo IPCA (inflação), os 561,80 seriam R$ 4.244,19 (hoje. quem recebe esse valor paga 22,50%)
Pra piorar, o ano de 2023 será o 1º ano onde quem recebe 1,5 salário-mínimo terá que pagar IR!
- Em 1996: isenção de 9 salários-mínimos
- Em 2002: isenção de 6 salários-mínimos
- Em 2008: isenção de pouco menos de 4 salários-mínimos
- Em 2014: isenção de 2,5 salários-mínimos
- Em 2020: isenção de pouco menos de 2 salários-mínimos
- Em 2023: isenção de 1,5 salários-mínimos
Sem contar que grande parte dessas pessoas que recebem 1,5 salário-mínimo é de baixa renda (pra ser mais exato, 42% das famílias brasileiras recebem até R$ 1.996 - próximo de 1,5X salários-mínimos)
No mínimo essa defasagem na tabela IR é injusta (praticamente um imposto pra classe mais baixa)
Mas afinal, como isso vai impactar o seu bolso? Será que o governo está precisando arrecadar mais? E como você pode fazer para pagar menos imposto? Bom, você descobre isso hoje ;)
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
703
24-01-2023 18:01:08
Baixe agora sua planilha de controle de gastos: https://r.oprimorico.com.br/f04340cdd5
Entre na lista de espera da próxima turma Do Mil ao Milhão: https://r.oprimorico.com.br/cef1adbb49
MÉTODO INFALÍVEL PARA ECONOMIZAR DINHEIRO AGORA (e sobrar no final do mês) | Com planilha de orçamento gratuita
Quantos pães na chapa você consegue comer? 4? 6? 10?
Se você come 5 pães, o que totalizam 10 fatias, você está comendo o equivalente à 250 morangos! Sim, é bizarro.
Isso é uma informação que, no momento que você à conhece, você pode começar a tomar decisões mais saudáveis - e com o seu dinheiro é a mesma coisa.
Quando uma pessoa só gasta o seu suado dinheiro, perde a noção do que está fazendo e liga o piloto automático. Apenas tendo clareza de como estão os seus gastos e o quão saudável financeiramente o seu orçamento é, você poderá economizar dinheiro de verdade!
É claro que existem diversas formas de você economizar uma grana, mas uma das formas que mais me ajudou ao longo da vida foi a planilha financeira.
Por isso, no vídeo de hoje, eu vou te ajudar a se organizar financeiramente e te dar um presente: uma planilha de controle financeiro grátis pra ajudar as suas finanças pessoais!
Só nunca se esqueça que economizar em todo gasto pequeno pode até te ajudar a não complicar um mês ou outro da sua vida, mas essa economia muito dificilmente vai te deixar rico.
O que te deixa rico é outra coisa: TRABALHO + INVESTIMENTOS + TEMPO.
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
704
19-01-2023 12:01:07
ÚLTIMA CHANCE PARA ENTRAR NA PRIMEIRA TURNA DO ANO: https://r.oprimorico.com.br/64c56b321a
Baixe agora o relatório completo sobre as Lojas Americanas: https://spit.la/3H6FFoA
ROMBO DE R$40 BI NA AMERICANAS E PREJUÍZO NA CAIXINHA DO NUBANK | O que fazer?
00:00 ROMBO DE R$40 BI NA AMERICANAS E PREJUÍZO NA CAIXINHA DO NUBANK | O que fazer?
02:56 Controladores de AMER3 estão vendendo as ações?
05:30 Quais ações podem se beneficiar de uma queda de Americanas (AMER3)?
08:01 O que aconteceu com as caixinhas do Nubank?
12:58 O que vai acontecer com as ações de Americanas?
Semana passada eu fiz um vídeo explicando:
- O que tinha acontecido com as Lojas Americanas (amer3)
- Como que ela chegou nessa situação (operação risco sacado)
- O que poderia acontecer com ações
- Como alguns fundos imobiliários poderiam ser afetados
- E como você poderia proteger o seu patrimônio
De semana passada pra cá muita coisa mudou:
- Aquele “pequeno rombo” de 20 bilhões das Americanas, na verdade, foram 40 bilhões
- A ação saiu de 12 reais e foi pra menos de 2 reais (queda de quase 90%)
- O mercado acredita que o cenário mais provável seja a Americanas pedir recuperação judicial
- Muitos fundos (inclusive fundos de reserva imediata do Nubank) tiveram prejuízos
- Os credores da Americanas (que em grande maioria eram bancos) querem que a dívida seja honrada, mas a Americanas não tem condições de arcar com todos os custos
- Os advogados do BTG falaram que “o trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira (os 3 homens mais ricos do Brasil com 29,93% da Americanas e com patrimônio avaliado em R$ 180 bilhões, são ungidos como uma espécie de semideuses do capitalismo mundial 'do bem', e foram pegos com a mão no caixa daquela que, desde 1982, é uma das principais companhias do trio”
Bom, se você tá acompanhando essa "saga" das Lojas Americanas, deve ter percebido que o mercado tá um alvoroço, muita gente ainda tem dúvida do que aconteceu, tem gente que acha que foi fraude, tem gente que acha que só foi um erro contábil... enfim, por conta disso, resolvi fazer uma parte 2 e no vídeo de hoje vamos tentar entender:
1. O QUE OS CONTROLADORES DA AMERICANAS ESTÃO FAZENDO COM AS AÇÕES
2. QUAIS EMPRESAS PODEM SE BENEFICIAR DE UMA QUEDA DE AMERICANAS (varejo)
3. O QUE ACONTECEU COM O FUNDO DE RESERVA DE EMERGÊNCIA DO NUBANK
4. O QUE VAI ACONTECER COM AS AÇÕES DE AMERICANAS (AMER3)
Se você quer entender tudo isso e muito mais, assiste o vídeo de hoje que vai agregar - e muito - com o seu conhecimento ;)
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988
705
17-01-2023 18:01:11
ÚLTIMA CHANCE PARA ENTRAR NA PRIMEIRA TURNA DO ANO: https://r.oprimorico.com.br/64c56b321a
Instagram do Ricardo: https://www.instagram.com/ricardo.fiis/
3 MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA 2023 | Hora de investir em FIIS?
A maioria das pessoas não sabia que é possível viver com a renda de aluguéis sem ter que comprar um imóvel ou se preocupar com condomínio, inquilinos, reformas, IPTU e toda a dor de cabeça de ter um imóvel físico.
Desde que os brasileiros perceberam que fundos imobiliários te geram proventos (muitas vezes mensalmente), o volume de novos investidores começou a crescer sem parar.
Hoje, os FIIs fazem parte de mais de 1 milhão de investidores na bolsa, mas, é preciso saber como analisar um fundo imobiliário, os melhores fundos no setor, melhores gestoras, quanto cada uma paga de taxa de administração, os imóveis de cada fundo e várias outras variáveis que podem complicar a vida de todo investidor iniciante.
Se esse é o seu caso, tenho uma boa notícia: O Ricardo Figueiredo, especialista de fundos imobiliários da Spiti, me ajudou a escolher alguns dos melhores fundos imobiliários pra 2023 - e são eles:
1. KNCR11
Dados gerais:
- Fundo de CRI (papel), gestão Kinea (Itaú). Carteira formada por CRIs com lastro em CDI, considerando a cota na casa dos R$97,60, a carteira de CRIs é precificada a CDI + 2,50% a.a.
- O FII negocia com deságio de 3%, ou seja, PVP 0,97.
- DY do FII hoje é de 13,52% a.a. nos últimos 12 meses
Racional:
- Os sinais dados pelo novo governo acenderam a luz amarela do mercado em relação ao cenário de juros.
- Aceleração de gastos públicos podem gerar maior inflação.
- Mesmo tendo menor probabilidade, o mercado já enxerga um cenário onde o Banco Central suba o juro com o aumento dos preços.
- Com esse cenário em que a Selic ficará elevada ao longo de 2023, o KNCR11 tem DY estimado entre 13,50% e 14,20%, a depender do movimento de taxa Selic.
2. CPTS11:
Dados gerais:
- FII de CRI (papel), gestão Capitânia. Carteira formada com 70% de CRI predominantemente IPCA+, 26% em cotas de FIIs e o restante em caixa. Considerando a cota na casa dos R$ 81,61, a carteira de CRIs é precificada a IPCA + 9,1% a.a. ou IPCA + 8,1% já deduzida taxa de adm.
- O FII negocia com deságio de 7,7%, ou seja, PVP 0,92.
- DY do FII hoje é de 14,79% a.a. nos últimos 12 meses
Racional:
- Meses de deflação prejudicam os FIIs de CRI (como foi o caso do CPTS11)
- O IPCA do último boletim Focus projeta um IPCA acumulado em 2023 na casa dos 5,3%.
- Resultado: renda de dividendos + ganho de capital por conta do deságio do fundo
- Inclusive, é apenas a segunda vez que o CPTS11 tem um deságio tão baixo, a primeira vez foi em abril/2020
3. PVBI11:
Dados gerais:
- FII de escritórios, gestão VBI. Portfólio AAA nas melhores localizações de São Paulo. FII possui 100% do Park Tower (Jardins), 50% do Faria Lima 4440 (FL), 50% do Union Faria Lima (FL), que está em desenvolvimento.
- Detém também 11% das cotas do HAAA11, FII de lajes da Hedge Investments que possui estratégia focada em ativos AAA em boas regiões de São Paulo.
- O FII negocia a R$ 88,18, com deságio de 31%, ou seja, PVP 0,87.
- DY do FII hoje é de 7,52% a.a. nos últimos 12 meses
Racional:
- Recentemente o FII negociou a venda de sua participação no Torre B JK, a valor equivalente a R$ 38.700/m², 24% acima do valor patrimonial do imóvel.
- Esse lucro ajudará nos rendimentos durante 2023 e será utilizado para quitar alavancagem do FII, diminuindo a despesa financeira do fundo.
- Hoje o portfólio do fundo está precificado abaixo de R$ R$ 22.000/m² e como vimos na transação do Torre B JK, o PVBI11 tem imóveis com potencial de gerar bons ganhos para o investidor.
- O PVBI11 tem potencial para distribuir 10,8% de renda ao longo de 2023 (e ainda com um pouco menos de risco por ser imóveis de alto padrão)
Se você curte fundos imobiliários e quer aprender mais sobre como gerar uma renda passiva mensal pra você, assiste o vídeo que tá animal ;)
#THIAGONIGRO #PRIMORICO #OPRIMORICO
O Primo Rico | Inscritos:
7.650.000 | Vídeos: 988














